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O que faz um promotor de vendas?


Tenho visto inúmeras respostas para esta pergunta em importantes sites na internet, em jornais e até mesmo entre colegas que trabalham na área de vendas.
Alguns dizem que o promotor de vendas não deve estar limitado à reposição dos produtos, antes, deve ser responsável pela correta exposição dos produtos.
Esta é uma resposta que resume tudo, mas não diz nada. Não é verdade?
Outros dizem que o promotor deve ser bonito, carismático, atencioso, educado e simpático. Imagino você, caro leitor, como deve ficar frustrado com esse tipo de resposta clean.

Com o amadurecimento do mercado e o aumento da concorrência, os lojistas estão cada vez mais capacitados procurando ser um diferencial, isso acontece também com tantos distribuidores que oferecem um mesmo produto. Imagine quantos distribuidores vendem produtos Nestlé, quantos distribuem produtos Unilever e assim por diante. Não é de admirar que o Promotor de Vendas passe a ter maiores responsabilidades na Execução de Merchandising no Ponto de Venda.

Quais são algumas dessas responsabilidades?

 O Promotor de Vendas deve conhecer o Guia de Execução elaborado pela equipe de Mercandising de sua empresa. Este Guia, como o nome já diz, é o documento norteador do trabalho do promotor no ponto de venda. Nele, a empresa identificou os fluxos nas lojas alvo, o perfil dos compradores e consumidores de seus produtos, e a melhor exposição para alavancar as vendas. O promotor é responsável pela execução do plano de Merchandising.

 O Promotor deve saber medir a participação dos produtos na gôndola (facing) e atingir as metas fixadas pela empresa para cada segmento de produtos, deve precificar corretamente os produtos com o material distribuído pela empresa, utilizar cartazetes, faixa de gôndola, demarcador, splash de oferta, enfim, o promotor deve estar munido de materiais de merchandising para o ponto de venda (MPDV's).

 Montar os displays e colocar nos locais apropriados, que induzem a venda por impulso, também é uma responsabilidade do promotor. Os displays devem conter o mix correto dos produtos, os de maior giro, os que estão em oferta, as novas marcas e os que precisam ainda de impulso.

 Um dos maiores desafios está em convencer os lojistas a aceitar as novas mudanças na exposição dos produtos. O profissional deve ter competência para abrir a comunicação e ter um excelente relacionamento com os proprietários. São muitos os casos em que por amizade, os proprietários aceitam algumas mudanças (isto acontece muito em lojas de vizinhança). Esta comunicação também será importante para multiplicar a campanha de incentivos para os clientes decorrente no ano. Muitos PDV's são premiados por estarem expondo corretamente os produtos.

 Instruir os repositores da loja quanto ao abastecimento e exposição dos produtos é mais uma responsabilidade do promotor, isto garante a qualidade do trabalho mesmo na ausência do promotor.

 Outro fator importante está na comunicação com a equipe de vendas, Coordenador de Merchandising e Supervisores. Na falta de produtos, este profissional deve contactar o vendedor e não permitir que aconteça rupturas de importantes marcas. Sempre deve se reunir com seu coordenador e colegas promotores para receber as metas, trocar experiências, melhorar em algum ponto, transmitir as dificuldades e outros pontos conforme apropriado.




 É de vital importância que o promotor conheça os produtos e suas características para estar constantemente influenciando a venda ao indicar e tirar dúvidas dos clientes no ato da compra.

 Este profissional deve ser treinado por seu coordenador pelo menos nas seguintes competências:
* Disposição em servir
* Foco no resultado
* Atitude
* Influenciando outros
* Insight

 Noções de respeito ao Meio Ambiente também devem ser transmitidas, visto ser característico da atividade a geração de resíduos tais como papéis e plásticos.

 Não se pode esquecer da Segurança no Trabalho ao subir escadas, levantar pesos, abaixar, movimentar materiais e andar sobre pisos escorregadios.

 Manipulação de alimentos, noções de microbiologia, higiene alimentar, segurança dos alimentos e higiene pessoal deve ser um fator levado a sério quando o promotor trabalha com produtos de gêneros alimentícios.

Creio que agora conseguimos ter uma resposta um pouco mais satisfatória sobre o que envolve ser um promotor de vendas nos tempos de hoje.
Fique atento, caro amigo, em breve estarei comentando outros aspectos sobre este assunto!
Um Abraço e Bom Trabalho!

fonte: http://merchandisingpdv.blogspot.com